O conceito Design-based research surge em 1992 através de Ann Brown e Allan Collins como uma abordagem inovadora para a investigação educacional.

“Ann Brown (1992) and Allan Collins (1992) introduced the term design experiment in 1992 as an innovative approach to educational research. Today, commonly termed design-based research (DBR), the approach itself is still very much being designed”. Citado por Peterson e R., Herrington, J.

É um tipo de investigação que pressupõe a colaboração entre investigadores, professores e demais agentes educativos, de modo a possibilitar o desenho de propostas didáticas que aumentem a motivação para a aprendizagem. Esta investigação parte da análise e pesquisa no mundo real, ao contrário da pesquisa educacional tradicional (com uma abordagem mais teórica), e utiliza métodos qualitativos e quantitativos que selecciona de acordo com as necessidades do processo.

O investigador tem como objetivo encontrar soluções para problemas reais, através de pesquisas prévias, levadas a cabo em contexto real. Daí a sua importância. Para Wang e Hannafin (2005), a metodologia (DBR) possui cinco características básicas e orientadoras da pesquisa:

• Pragmática – A pesquisa tem como pressuposto, a intervenção no mundo real.

• Situada – a pesquisa desenvolve-se em contexto real, estudando um caso concreto, embora alicerçada na literatura.

• Interativa e flexível – Ao longo do processo é necessária a colaboração entre investigador, professores e alunos; flexível porque durante a investigação, as respostas encontradas sofrem mudanças e melhorias constantes

• Integradora – Os investigadores utilizam vários métodos e abordagens de investigação: entrevistas, estudos de caso, painéis, etc.

• Contextual – Os resultados da pesquisa relacionam-se a um caso concreto mas transcendem-no, servindo de base para novos projetos dentro do mesmo contexto. Os benefícios da investigação (DBR) prendem-se com a otimização da prática e da teoria, a sua capacidade de interpretar as variáveis num contexto educacional real, contribuindo para melhorar as abordagens pedagógicas.

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